História

História de São Luís


São Luís de Montes Belos tem como marco inicial o ano de 1.857, em que foi fundada uma fazenda da qual herdou o nome, a Fazenda São Luiz (grafada com “z” ), localizada no Município de Vila Boa (hoje Cidade de Goiás). O vizinho Firminópolis, com a possibilidade de criação de novos Municípios após a queda do Estado Novo, pleiteou agregar a si o território da fazenda São Luís. A tentativa foi rejeitada pelos fazendeiros da região que, em 1.948, reuniram-se para articular a emancipação.



O governante do Município de Mossâmedes, José Netto Cerqueira Leão Sobrinho, e a população que crescia na região do Barreirinho, foi à Vila Boa reclamar solução para o caso ao governante de lá, Hermógenes Coelho, e aos vereadores. Em 12 de outubro de 1.953 conseguiram, enfim, a emancipação política de São Luís.


O nome foi escolhido em razão da Fazenda São Luiz, que, por sua vez, foi dado porque João Neto de Campos Carneiro e Vicente Ferreira Adorno, que construíam àquele tempo uma estrada ligando Goiás a Mato Grosso, passaram pelo local no dia de São Luís Gonzaga (21 de junho), justificando o hábito deles de batizar os locais com nomes relacionados às datas pelas quais chegavam nele. “Montes Belos” veio unir-se ao nome por causa das serras com picos muito finos na entrada da cidade.